9ª edição Seminário Cidades Verdes Tema principal dessa edição foi “A Transição Energética e as Cidades´´

9ª edição Seminário Cidades Verdes                                          Tema principal dessa edição foi                                      “A Transição Energética e as Cidades´´

A 9ª edição do evento Cidade Verde ocorreu nos dias 16 e 17 de setembro, reunindo milhares de entusiastas do meio ambiente no coração da cidade.

O evento, que já se consolidou como uma tradição anual, destacou-se pela ampla variedade de atividades e palestras voltadas para a sustentabilidade e preservação ambiental. Os participantes puderam desfrutar de workshops sobre compostagem, hortas urbanas e reciclagem, além de apresentações de especialistas renomados que discutiram temas como mudanças climáticas e energias renováveis.

Debates

A última mesa da edição 2024 do ‘Cidades Verdes’ levou o hidrogênio – verde ou não? – como ponto central de conversa.

Carlos Peixoto CEO da H2helium

Para debater o assunto e aprofundar os conhecimentos, participaram da mesa Carlos Peixoto, cofundador e CEO da H2helium, consultoria em desenvolvimento de negócios e gestão de projetos em mercados de Energias Renováveis e Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono; Danielle Valois, Diretora de Relações Institucionais da ABH2; Rafael Almada, Reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e com a mediação da jornalista Amélia Gonzalez.

“Existem 50 milhões de brasileiros que não consomem energia digna. Eu me preocupo demais com estas pessoas. Nós precisamos ser conscientes do que é possível fazer. Nosso objetivo é descarbonizar. Nosso objetivo não é cumprir com os ODS. E descarbonizando vamos cumprir!” – disse Carlos Peixoto.

Outro debate importante foi sobre mudança de postura, tratado de Kioto, de Paris e… Combustível fóssil. O debate tinha como tema principal “A era dos combustíveis fósseis está mesmo no fim?”.

Levou o público a pensar um pouco mais sobre o futuro. O que fazer para tornar o país e o planeta mais sustentável? É preciso acelerar a transição energética? Hoje em dia já é possível mudar a ideia de trocar o uso de carros por outros meios de transporte? Tudo isso enxergando e tendo o conhecimento do impacto direto de uma era sem combustível fóssil!

A mesa de debate foi composta por Amanda Ohara, coordenadora da Iniciativa Energia e Amazônia do Instituto Clima e Sociedade; Marie Ikemoto, subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade; Sérgio Bessermann, presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Andrea Souza, coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ com a mediação da jornalista Sônia Araripe. 

“Não há mais esperança de que daqui a 15 ou 20 anos possamos fazer alguma coisa, pois os problemas atuais não são mais as emissões de GEE, e sim seu estoque de moléculas na atmosfera. Os últimos 4 a 5 anos não foram “normais”, as evidências que eram esperadas para daqui a 15 ou 20 anos já começaram a acontecer, mesmo o último relatório do IPCC já está ultrapassado.” – disse Sérgio Bessermann.

O evento contou com mais de 40 palestrantes e especialistas, que compartilharam ideias para um futuro mais sustentável.

A edição de 2024 foi finalizada com um discurso do diretor executivo do Onda Azul, André Esteves.

“Quero agradecer a presença de todos e, assim como as Olimpíadas, a gente termina uma e pensamos na outra. Sim, já estamos pensando na décima (edição). Queremos agradecer às mídias, patrocinadores e parceiros. Quero agradecer à equipe do Instituto Onda Azul. Porque esse trabalho exige de nós um comprometimento de pesquisa e de busca para que a gente possa entregar para a sociedade civil os temas que são fundamentais.” – finalizou Esteves.

FONTE: seligaempresario

seligeempresario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *