Rock in Rio será palco para o empreendedorismo!
Uma das novidades do festival deste ano será a Babilônia Feira Hype; já Espaço Favela conta com donos de pequenos negócio na área de gastronomia
Além de reunir artistas de diferentes gêneros musicais, o Rock in Rio 2024 será palco para o empreendedorismo.
Há três edições, o Espaço Favela conta com donos de pequenos negócios na área de gastronomia. E a novidade do festival deste ano será a Babilônia Feira Hype, que ganhará um espaço para expositores de 40 marcas.
A Feira Hype levará uma variedade de produtos de moda, up cycling (reciclagem), acessórios e semijoias. O espaço, que ficará localizado perto da Rota 85, receberá, por dia, 20 expositores.
Robert Guimarães, um dos diretores e fundadores da Feira Hype, avalia a oportunidade como um marco para a história da feira, que completa 28 anos.
— É uma honra ter nosso projeto reconhecido como icônico no Rio de Janeiro. Esses sete dias serão inesquecíveis para os expositores.
Ana Deccache, diretora de Marketing do Rock in Rio, destaca que o festival sempre busca trazer novidades. Segundo ela, tanto a Feira Hype quanto o evento compartilham a paixão pelo empreendedorismo criativo no Rio:
— O empreendedorismo está no DNA do Rock in Rio. Empreender é algo que sabemos fazer e fomentamos isso sempre que possível.
Empreendedores de 14 comunidades cariocas
O Espaço Favela também vai manter a tradição de valorizar pequenos negócios. Neste ano, 18 empreendedores de 14 comunidades cariocas, selecionados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), terão a oportunidade de terem seus produtos vendidos no local. A escala conta com três participantes por dia. Juliana Oliveira, coordenadora de comunidades do Sebrae Rio, ressalta que a parceria já gerou cases de sucesso.
— Os empreendedores vão ganhando visibilidade e acessando espaços que antes não eram ocupados por empreendedores de favela.
Anna Clara Chermont, diretora de Produção Artística do Rock in Rio, reforça que o Espaço Favela foi criado para dar visibilidade às comunidades do Rio, e que faz sentido levar não só artistas, mas também empreendedores.
— Fazia sentido trazer empreendedores, já que tínhamos espaço para ser explorado economicamente, porque a favela é potência em todos os sentidos, inclusive na economia da indústria alimentícia.
Oportunidade de expansão dos negócios
Mais do que um grande festival de música, o Rock in Rio também se transforma em uma vitrine para pequenos empreendedores, que veem uma oportunidade de expandir seus negócios. Com a aproximação do evento, a expectativa entre os expositores cresce a cada dia.
Michelle Melodim, de 45 anos, é CEO da M.Queen, uma empresa de moda que estará no espaço do Rock in Rio destinado à Feira Hype. Às vésperas do evento, ela já planeja uma campanha em suas redes sociais para divulgar a participação da marca no festival.
— A marca existe desde 2022, e o Rock in Rio será uma vitrine importante para o nosso crescimento — comenta a empresária.
Outra empreendedora que compartilha dessa expectativa é Beatriz Santos, de 36 anos, proprietária do Família Mão na Massa, que terá seus produtos vendidos no Espaço Favela. Moradora da Maré, Beatriz tem se dedicado aos últimos preparativos, participando das capacitações oferecidas pelo Sebrae para conseguir produzir em larga escala:
— O festival é enorme, e nossa meta é dar visibilidade ao negócio, crescer e, quem sabe, montar uma fábrica para gerar mais empregos.
FONTE: Extra